.

Escritor narra história do maior ídolo do CRB, Joãozinho Paulista, num livro que será lançado na próxima 4ª em Maceió
13/05/2022 11:05 em MACEIÓ

A torcida do CRB, sobretudo aquela geração de décadas dos anos 70, 80 e 90, está sendo contemplada com uma obra literária que será lançada na próxima quarta-feira, dia 18. Trata-se de um livro que tem como protagonista, o ídolo regatiano Joãozinho Paulista, maior artilheiro da história do Galo alagoano, que chegou a estufar 190 vezes as redes dos adversários que enfrentou, vestindo a camisa de número 9. O presidente da ACEA, radialista Ronaldo da Paz disse que foi convidado, e que espera conta com a presença de demais cronistas que integram a sua entidade. 

Denominado de “Além da Bola” o livro de autoria de Joacir Avelino será laçado a partir das 19h em Maceió, na sede da Adepol, que fica no bairro de Jacarecica. Joacir Avelino é delegado de Polícia Federal, e afirma que se trata de um livro-reportagem, focando um atleta ídolo com passagens em diversos clubes do futebol brasileiro. 

Ao longo da obra - um verdadeiro bate-bola, pois o autor extrai do craque Joãozinho Paulista, ensinamentos para quem sonha ingressar na profissão de jogador de futebol: as dificuldades e armadilhas enfrentadas na curta carreira de um atleta; passando pela peneira, as categorias de base, ascensão ao juvenil, profissionalização, encantamento com os prazeres superficiais da vida de um jovem atleta, a ascensão, a glória e a decadência de um artista da bola.

No contexto desse diálogo entre o autor e o craque, surgem temas universais ligados a esse esporte de massa. “Quem já debateu sobre o talento ou não de um boleiro, o treinador, a arbitragem, cartolagem, drogas, futebol feminino, salários de jogadores, cronistas esportivos, esquemas táticos, torcedor e torcidas organizadas, Maradona versus Pelé, entre outras questões relevantes, não pode deixar de fazer uma leitura desse verdadeiro guia para as grandes questões debatidas no dia a dia do mundo encantador do futebol-arte, seja aqui ou no outro lado do mundo” pontua Joacir Avelino.

 

Por Edmílson Teixeira

 

tribunahoje.com

COMENTÁRIOS